• Denyze Britoo

COMO FAZER TINTURA DE ERVAS

Olá, Bruxas!

Hoje gostaria de compartilhar com vocês, como preparo a tintura de ervas. A Tintura é  um extrato concentrado de propriedades  extraídas de ervas, madeiras, cascas, frutos, flores, raízes… Muitas partes das plantas podem ser usadas, pois cada parte é responsável por uma etapa de desenvolvimento de vida desta planta, então, quase todas podem ser usadas, mas nem todas desta mesma maneira de extração. Este método é mais comummente usado com ervas, como Hortelã, Alecrim, Boldo e muitas outras.

A tintura pode ser usada na manutenção da saúde, prevenindo manifestações de futuras doenças e desequilíbrios energéticos. Quando ingerimos o extrato, recebemos junto a energia da planta, pois esta parte ainda é viva e rica em energia.

As plantas são generosamente maravilhosas e você pode usa-las para tratar diversas questões, como no caso de pessoas que costumam usar o Boldo, apenas quando bebem em excesso para dar um up no fígado, mas as propriedades desta planta vão muito além disso. É capaz de equilibrar internamente a produção de Bílis, ainda contribui com o equilíbrio energético e fluxo de energia no Plexo Solar (3° Chakra). Este plexo, “capta” energia e “alimenta” o Pâncreas, uma glândula responsável pelo processo digestivo e a distribuição de nutrientes para o corpo. Este ponto é onde fica o nosso “sol pessoal”, sendo ele o responsável pelos nosso estímulos. Por isso que quando ficamos muito ansiosos, desenvolvemos gastrite nervosa, por exemplo. A nossa autoconfiança (ou não) se manifesta a partir de todo o desenvolvimento deste campo de energia e por isso, as plantas conseguem atuar regularizando o corpo como um todo, se for bem direcionada.

Obviamente, pessoas que já possuem algum tipo de doença, mesmo que não seja no físico, precisam conversar com algum profissional ou médico que tenha condições de dizer qual planta é recomendada ou não para ingestão. Também é válido lembrar  de que isso não substitui a orientação médica, mas estamos falando aqui de prevenção e uso esporádico. O ideal é que você não tome nenhum tipo de remédio, seja natural ou Drogas Farmacêuticas. Devemos o tempo todo prestar atenção em nossas atitudes e identificarmos em nós mesmos e em nossas reações, o que pode estar desencadeando tal desequilíbrio, para assim sanar o problema. Qualquer remédio será paliativo enquanto a causa não for tratada e todas elas estão em nosso interior.

Compre em nosso site.


Para fazer a tintura você precisará dos ingredientes abaixo. Se for para uso doméstico de uma família, não precisa ser muita quantidade.

1 parte de planta

3 partes de álcool de cereais ou vodka de boa qualidade

1 Vidro de boca larga, de preferência escuro tipo âmbar com tampa.

1 Cristal de Quartzo da cor que quiser, mas dê preferência pela cor do Chakra que está em harmonia com a propriedade da planta a ser utilizada. Se fosse Boldo, poderia ser o Citrino, se fosse Frontal Ametista ou o Cristal de Quartzo Branco, que vibra em harmonia com todos os Chakras. Cuidado com pedras porosas e tóxicas, que neste caso, não poderão ser usadas.

A Regra é uma parte de planta para três de álcool. Uma parte deve cobrir a planta e as outras duas partes iguais completam a receita. Ou seja; 100 gramas de planta para 300ml de álcool, mas eu prefiro dizer em partes, pois não há limite para fazer a receita. pode usar uma quantidade pequena de erva para uso familiar ou pode fazer uma quantidade maior para um grupo de pessoas.


Este tipo de extrato feito com base alcoólica costuma durar um tempo razoável, mas  o ideal é que seja consumido em até 06 meses para que tudo esteja fresco, rico em propriedades, sem sofrer as variações de ambiente, como temperatura e exposição a luz.

Pique com a ponta dos dedos a erva escolhida, tire os talos (e use para defumação no turíbulo) e coloque no vidro limpo e seco. Coloque o cristal dentro do vidro com as plantas, mas não se esqueça de antes, colocar o Cristal na palma da sua mão e mentalmente, entrar em contato com o elementar daquele mineral, informando que você solicita o auxílio de suas propriedades na produção deste extrato. Dessa maneira, o Cristal irá auxiliar a planta no processo de transferência de suas propriedades para o álcool de forma amorosa e ainda será beneficiado pelo poder do cristal, transformando a sua Tintura também em um Elixir. Coloque o Álcool, feche bem o vidro e guarde em um armário escuro. Vez ou outra, dê uma agitada para as bolhas de ar se soltarem e deixe descansar no armário por pelo menos 15 dias, sendo o ideal 30 dias.

Veja no calendário Biodinâmico, qual a melhor época para produzir a tintura, mas o ideal é que não seja na fase de lua minguante, pois este período, a planta se encontra mais interiorizada, no sentido da expansão de suas propriedades.

Ao final deste prazo, filtre a tintura e retire o Cristal. Agradeça-o e o coloque para se restabelecer em contato com a natureza, deixando para tomar banho de Sol e de Lua.

Guarde a tintura em uma garrafa de vidro escuro, bem tampada.

Tome 1 colher de chá ou 12 gotas, diluída em meio copo de água filtrada, todos os dias.

Pesquise qual o melhor horário para tomar a tintura. Algumas plantas devem ser tomadas pela manhã por serem mais estimulantes como o Hortelã, outras, antes do almoço como no caso do Boldo, e outras antes de dormir, como no caso da Erva Cidreira.

Faça uso por aproximadamente 21 dias e depois, pause, observando se já adquiriu melhora. Lembrando mais uma vez que isto serve como manutenção. Um remédio fitoterápico é muito mais direcionado e deve ser observado cada caso individual, por isso é importante o acompanhamento de um profissional.

Respeite as plantas! Não é porque é natural que não faz mal. As plantas são ricas em diversos componentes químicos, que podem manifestar alergias, irritações e até intoxicações. Tome cuidado e se observe ao usar qualquer tratamento caseiro, mas é importante saber que é possível ter bons produtos de graça em nosso quintal. Deus que nos deu e as plantas se sacrificam em prol da nossa saúde. Devemos honrar e agradecer!

Espero que chegue a quem precisar!

Que a luz divina nos guie e nos proteja!

Denyze Brito Terapias Holísticas

3 visualizações