• Denyze Britoo

A Psicossomática e a Aromaterapia: Manchas na Pele – (Melasma) Óleo Essencial de Gerânio


A mancha escura na pele, tão desacreditada de cura pelos dermatologistas, atinge cada dia mais mulheres. Algumas atribuem a genética, gravidez ou sol, mas a verdade é que o melasma dificilmente terá cura de fora para dentro, sem antes tratar sua causa que nasce de dentro para fora.

  1. O Corpo Físico

De acordo com a psicossomática é na pele que transbordam nossos desajustes emocionais, no que se refere a nossa expressão.

Pessoas que não conseguem guardar sua própria verdade e saem aos 4 cantos, respondendo e atirando suas “convicções”, futuramente, terão toda essa “brasa queimada” depositada sobre suas peles.

Devemos nos lembrar que todo o nosso corpo é movido por energia. É ela que faz com que todo o nosso mecanismo trabalhe. Talvez você já tenha ouvido a frase: “No calor da

Nosso descontrole afeta principalmente a nós mesmo e dessa forma precisamos trabalhar nossas emoções, o que nos leva para a segunda ação dos óleos essenciais:

2 – O Corpo Mental

É através do olfato que as moléculas contidas nos óleos serão conduzidas para dentro de nosso organismo e irão percorrer todo a nossa corrente sanguínea. Muito próximo de nosso terceiro olho, o nariz é a porta de entrada para nossa consciência.

Mesmo para pessoas que por algum motivo não sintam aromas, a aromaterapia é eficiente, pois independente desta resposta mental, as moléculas também serão conduzidas através do ar quando inalado.

Cada tipo de óleo tem uma composição química diferente e é isso que faz com que eles sejam eficientes. Para que sejam ditas coisas positivas, devemos muitas vezes tirar o fogo que torra a nossa paciência, acaba com a nossa tolerância e muitos outros sentimentos que azedam nossas palavras.


Soltar, mas com amor. Soltar os filhos, soltar os pais, e soltar os sentimentos. Deixar nosso coração livre para o amor fluir.

3 – O Corpo Astral

E então, através disso, mudar a nossa consciência. Amor não tem forma, não tem receita. Ele existe onde entendemos que não temos a capacidade de mudar os outros. Iniciamos por mudar a nós mesmos e logo veremos o outro de maneira diferente. O mundo não muda. O que muda é a sua maneira de ver o mundo.

Existe um preceito do Yoga que pode selar este texto, para que você possa usar estas palavras para encontrar em você onde está a brasa que mancha a sua pele e poder fazer uma higiene mental com a ajuda dessa jóia da natureza: O Oléo Essencial de Gerânio.


SATYA: A Verdade.

SATYA.Veracidade.

Aqui nesse Yáma há um apelo à forma como você utiliza a verdade.

Lembrar de evitar criticar, condenar e queixar-se de alguém, situação e a você mesmo(a).A verdade aqui é abordada no sentido de se fazer ser verdadeiro consigo mesmo no âmbito emocional, físico, mental e espiritual. Praticando a Ahimsa –  A não-violência, na maneira de se comunicar consigo mesmo e com tudo mais a seu redor. O fato de você falar a verdade e vivenciá-la não lhe dá o direito de ser arrogante, prepotente, cruel e agressivo quando exteriorizar a sua verdade. Essa é a mensagem desse Yáma. A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta. Mas se a envolvermos em delicada embalagem e a oferecemos com ternura, certamente será aceita com facilidade.

Que chegue a quem precisar. 😀

Com amor, ❤

Marcyano Joias

Encontre Difusor Pessoal de prata 925 em nossa loja virtual Marcyano Joias

Leia mais sobre os Preceitos do Yoga clicando aqui.